Hoje no programa Mais Você da Ana Maria ela apresentou uma matéria muito interessante e importante para nos, pacientes. Ele citou primeiramente sobre a morte da garotinha que há alguns dias foi morta por descaso e atendimento por um estudante de medicina, Alex Sandro Cunha da Silva, que está foragido da polícia por atuar como médico com um número profissional falso no hospital RioMar, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio.
Outro caso foi em Japeri no Rio de Janeiro, o falso médico, Júlio César Fernandes Pinto, d
e 62 anos, exercia a profissão ilegalmente há 16 anos. Atualmente, ele trabalhava na Policlínica de Japeri como clínico geral plantonista. Ele foi preso em flagrante. Com uma câmera escondida, a equipe de reportagem do RJTV registrou os atendimentos do falso médico. A média era de 30 pacientes por dia. Ele receitava medicamentos, que eram muitas vezes aplicados no próprio hospital. Julio César, na verdade, é farmacêutico e professor universitário. O CRM, registro profissional usado por ele, era de um médico ginecologista, que já atuou no Rio, mas foi transferido para o Espírito Santo e desde então não usava o registro.
Casos como este ocorrem em toda parte do país.
E daí nos perguntamos em quem podemos confiar?
Depois das reportagens, a apresentadora Ana Maria conversou com a vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do RJ. Ela aconselhou que as pessoas recorressem aos seus direitos de exigir que o profissional se identifique mostrando a sua carteirinha de profissional da saúde. E que também podemos fazer uma busca no site do Conselho do seu Estado o CRM do médico, para ver se realmente o médico é cadastrado e atua legalmente.
Deixo para vocês o site do Conselho do nosso Estado , RJ, SP e RS:
O site do Conselho Regional do Estado de Santa Catarina - www.cremesc.org.br
O site do Conselho Regional do Estado de Rio de Janeiro- www.cremerj.org.br
O site do Conselho Regional do Estado de São Paulo - www.cremesp.org.br
O site do Conselho Regional do Estado de Rio Grande do Sul - www.cremers.org.br
Esteja atento com a sua saúde e com quem cuida dela!!!
Karen,
ResponderExcluirO tema do teu post é muito interessante e atrai leitura. O queeu senti falta foi um pouco mais de preocupação com o doente. Como é que ele pode chegar na sala de consulta de um médico e pedir a carteira profissional...O Medico vai achar isto uma ofensa e já vai ficar de pé atrás, mas ao mesmo tempo a sucessão de casos deixa os pacientes inseguros. Como resolver isto....
Abraço
Castilho