23 de novembro de 2010

Cientistas de vários países testam medicamento que previne a AIDS

Hoje passou uma reportagem no Jornal Hoje justamente sobre o assunto do nosso ultimo post.
Sobre os portadores de AIDS/HIV.

Uma das mais importantes publicações científicas do mundo mostrou hoje a descoberta de mais um passo para prevenção da AIDS. O trabalho foi desenvolvido por cientistas de vários países, inclusive brasileiros.




Pesquisadores testaram um medicamento que auxilia na prevenção da doença. O estudo foi feito com homens homossexuais que fazem parte de grupos com comportamento de risco.

Os resultados até agora mostraram que houve uma redução de novas infecções por HIV de 43,8% entre as pessoas que usaram o medicamento e as que não usaram.

Um dos coordenadores da pesquisa no Brasil é o professor Mauro Schechter, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ele diz que a descoberta em hipótese nenhuma pode substituir o uso de preservativos, mas destacou a importância da pesquisa. “Eu acho que esse estudo ele é o mais importante avanço na prevenção desde o começo da epidemia, na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis. O que ele mostra é que é possível que uma intervenção medicamentosa é capaz de evitar a transmissão de um homem para outro homem”, explica Mauro Schechter, coordenador da pesquisa – UFRJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário